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Black Friday: defina já sua estratégia

19 de outubro de 2017


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Especialistas da Serasa Experian selecionaram seis dicas para que varejistas tirem o máximo de proveito desta data. Pesquisa indica que vendas este ano devem chegar a R$ 2,2 bilhões. Valor representa crescimento de até 20% em relação a 2016.

Mesmo nos momentos mais agudos da crise econômica pela qual o Brasil passou nos últimos anos, o varejo tradicionalmente tem na Black Friday uma oportunidade relevante de aumentar suas vendas. Agora que o cenário começa a dar sinais expressivos de retomada, a data ganha ainda mais força. Uma pesquisa feita pelo Google estima que a próxima Black Friday, agendada para o dia 24 de novembro, deverá render R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet. Este valor representa um crescimento entre 15% a 20% em relação ao ano passado, quando os consumidores gastaram R$ 1,9 bilhão. Desta vez, 68% dos entrevistados pretendem comprar algo na data, que tem movimentação 15 vezes maior do que um dia normal do e-commerce brasileiro.
Cerca de 30% das vendas no varejo anual ocorrem entre Black Friday e Natal. Pontos como organização, preparo da infraestrutura, descontos reais, segurança e boas estratégias de marketing são centrais para tirar o melhor proveito desta ocasião. Os especialistas da Serasa Experian prepararam seis dicas para que o e-commerce maximize seus investimentos nesta data tão importante no calendário anual. Confira:

1. Garanta a eficiência das suas campanhas de e-mail marketing: Bons resultados passam pela capacidade de impactar o público-alvo de forma adequada. O e-mail ainda é um forte aliado no composto de ações de marketing e nessa época, cresce consideravelmente sua aplicação. Garanta a eficiência das suas campanhas de e-mail com a redução nos erros, melhoria da reputação e aumento de entregabilidade. Valide seus e-mails com o E-mail Validation antes de disparar suas campanhas de Black Friday.

2. Tenha uma visão completa e converse com seu consumidor: A pesquisa do Google mostra que no ano passado, 91% dos compradores pesquisaram com antecedência e decidiram a compra com base em preço (49%), confiança na loja (27%), confiança na marca (13%) e custo do frete (5%). Ou seja, há uma boa oportunidade de estabelecer contato com seus potenciais clientes bem antes da Black Friday de forma a marcar presença no processo de decisão da compra, que tem início nas semanas anteriores à data promocional.
Para isso, ter disponíveis dados atualizados e confiáveis de clientes e prospects é imprescindível para gerar boas oportunidades de negócio. E quanto mais a fundo você conhecer cada um deles, maiores as suas chances de fechar novas vendas. Enriqueça a sua base de dados e tenha uma visão mais completa de seus clientes.

3. Segmente suas campanhas: Os indivíduos gostam de se sentir valorizados e de mensagens customizadas. Isso vale desde o cuidado em não errar o nome até a oferta de produtos de acordo com o perfil específico.
Com as Audiências Digitais da Serasa Experian você pode direcionar suas campanhas no Facebook para o seu público-alvo, entregando a mensagem certa para a pessoa certa!

4. Faça uso das redes sociais: Ao divulgar suas ofertas, relacione-se com sua base também nas redes sociais. Esteja atento à interação do consumidor nessas 24 horas intensas em todos os pontos de contato.

5. Invista em infraestrutura: Vivemos a era da experiência e na Black Friday ela é crucial. Agilidade e eficiência são fundamentais para que a jornada de compra não fique comprometida. Prepare a infraestrutura para evitar que o excesso de tráfego interrompa a navegação. Os usuários esperam uma navegação fluida e desejam concluir seu pedido rapidamente e em qualquer hora do dia.

6. Renove seus estoques: A Black Friday é uma ótima oportunidade para queimar o estoque do ano e renovar o catálogo para o Natal. Selecione itens que podem receber descontos especiais.







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