Blog

Cinco passos para um planejamento mais eficiente

27 de março de 2017


Entenda por que utilizar fatos para tomar decisões pode fazer a diferença no seu negócio.

É incrível a quantidade de informação que as empresas capturam a cada ano. O mais surpreendente, no entanto, é que a maior parte delas não sabe aproveitar o potencial desses dados para tomar decisões de negócios baseadas em fatos – e não mais em opiniões e conjecturas. Confira cinco passos para planejar o futuro de sua empresa de forma mais eficiente.

1. Faça uma lista
Relacione e compare as escolhas de negócios que sua empresa faz com base em opiniões e em dados. Valem desde as escolhas mais simples, como a compra de materiais de escritório, até aquelas mais complexas e estratégicas, como a escolha de fornecedores.

2. Classifique as decisões
Faça um ranking dessas decisões considerando o peso que elas têm para o negócio. Lembre-se de incluir os custos atrelados a cada uma delas, inclusive horas de trabalho dos funcionários.

3. Especifique os dados necessários
Selecione as decisões mais valiosas para o negócio e mapeie quais seriam as informações necessárias para melhoria do processo, como custos de produção e frete, comportamento anterior de compra do cliente etc.

4. Identifique os gaps
É possível que a sua empresa não tenha todos esses dados à disposição. Se isso acontecer, procure parceiros e fornecedores que possam preencher essas lacunas.

5. Desenvolva a estrutura
Depois de reunir as informações necessárias, é hora de construir a estrutura do planejamento. Vale a pena detalhar um cronograma para coleta e análise de informações. Também é importante identificar quem serão as pessoas responsáveis por cada etapa do plano. Com base nos insights obtidos a partir da apuração e da compreensão dos dados, sua empresa poderá aproveitar mais oportunidades e obter maior retorno sobre os investimentos.

Vale lembrar que toneladas de informações são disponibilizadas todos os dias e a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia pode estar no uso que os profissionais de marketing fazem delas.







Anterior