Blog

Digital business está na agenda dos CEOS

25 de setembro de 2017


Share

A necessidade de pensar em negócios digitais pode ter sido especulativa para os CEOs há alguns anos. Porém, ela se tornou realidade e virou um desafio real para os mais altos executivos do mundo todo.

Segundo pesquisa conduzida pelo instituto de pesquisas Gartner, 47% dos CEOs já estão sendo desafiados pelo conselho de administração para progredir em negócios digitais, e 56% disseram que seu melhor entendimento de digital já aumentou os lucros.

Segundo Mark Raskino, vice-presidente e membro do Gartner, a compreensão dos executivos de uma estratégia de negócios digital está melhorando e cada vez mais eles são capazes de descrevê-la mais especificamente. “Embora muitos ainda mencionem comércio eletrônico ou marketing digital, cada vezes mais eles conseguem alinhar isso a ideias de negócios mais avançadas, como internet das coisas ou plataformas e ecossistemas digitais”, diz ele.

O estudo revela ainda que 20% dos CEOs já estão assumindo uma abordagem “digital-first” para a mudança do negócio. “Isso pode significar, por exemplo, criar a primeira versão de um processo de negócios na forma de um aplicativo para dispositivos móveis”, diz Raskino. Além disso, 22% estão levando o digital para o core dos seus modelos empresariais. Isso significa que produto, serviço e modelo de negócios estão sendo alterados e as novas capacidades digitais que suportam tudo isso estão se tornando competências essenciais.

O estudo indica também que, embora os CEOs tenham ambições digitais, quase metade deles não tem métrica de sucesso de transformação digital. Apenas 33% definem e medem sua receita digital. Por isso, Raskino sugere que uma transformação mais profunda só possa ser alcançada em escala se for sistematicamente dirigida. “Os CIOs devem ajudar os CEOs a definir os critérios de sucesso para os negócios digitais”, acrescenta. Para ele, é importante começar lembrando que é possível escalar o que você não quantifica, e você não pode quantificar o que não define. “É tempo de os CEOs expandirem sua ambição de negócios digitais e permitirem que os CIOs ajudem a definir e controlar métricas incisivas de sucesso e KPIs, para melhor direcionar a transformação do negócio”, finaliza.







Anterior