Blog

Os maiores desafios dos CMOs atualmente

24 de julho de 2017


Share

A consultoria global OC&C Strategy e a Experian entrevistaram mais de 100 CMOs (Chief Marketing Officer) globais para descobrir quais são os maiores desafios que enfrentam hoje no mercado. Veja a seguir os principais resultados:

1 – Transformação digital: 57% dos entrevistados apontam as mudanças digitais como desafio número um, atualmente. Entre os tópicos citados estão a necessidade de construir uma estratégia digital holística, compreender a jornada dos clientes no contexto digital, repensar o mix de publicidade, reorganizar a equipe interna e reforçar interações com os clientes.

2 – Criação de dados, capacidade de análise, targeting e personalização: Esses pontos estão em segundo lugar entre as preocupações dos executivos de marketing, com 35% das respostas. Uma das maiores dificuldades é descobrir como se destacar em meio a tanto ruído. Segundo o estudo, poucas empresas sabem como as interações podem ser eficientes ou como podem envolver os consumidores, de forma efetiva. Por isso, a tendência é de que métricas sejam frequentemente acompanhadas nos próximos anos.

3 – Mobile: O estudo aponta 2017 como o ano do “mobile first”, com mais de 50% das compras online envolvendo um smartphone. No Reino Unido, por exemplo, os britânicos devem consumir mais conteúdo no celular do que na TV, pela primeira vez. No entanto, apesar do crescente domínio do celular, os investimentos de marketing voltados para o dispositivo não acompanham essa tendência. Segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados afirmam que menos de 5% do budget de marketing é alocado para o mobile. Para 15%, este percentual representa entre 5 e 10% de investimento. Apenas 4% dos entrevistados gastam mais de 40% do budget com esta mídia. Além disso, somente 6% dos entrevistados disseram estar mais preparados para enfrentar o crescimento do mobile, contra 30% que se dissem menos preparados para o desafio.







Anterior