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Personalização é chave para o casamento entre marcas e clientes

14 de agosto de 2017


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Confira algumas dicas para criar experiências de compras mais personalizadas para seus clientes e prospects

A palavra-chave para fazer dar certo o casamento entre marcas e clientes é personalização. Com os indivíduos ganhando mais poder e no centro das estratégias de marketing, quanto mais próxima for a conexão com eles, melhor serão os resultados para a construção de um relacionamento eficaz e de longo prazo. Confira a seguir algumas dicas para criar experiências de compras mais personalizadas para seus clientes e prospects.

1 – Otimize a experiência do seu site
Cliques e tamanho do carrinho de compras. Quase todas as marcas acompanham esses indicadores de desempenho em seus sites. Porém, já pensou o que pode acontecer se você aproveitar a experiência anterior do seu consumidor – sabendo como ele navegou, onde clicou e o que colocou no carrinho – para recomendar produtos de forma “semi-personalizada”? Vale a pena considerar essa tática na sua caixa de ferramentas de marketing.

2 – Reconheça os visitantes do seu site
Dados de marketing e provedores onboarding, podem ajudar as marcas não apenas a identificar visitantes anônimos, mas também incluir dados adicionais sobre esses visitantes que, de outra forma, elas não conheceriam.

Quando um visitante entra pela primeira vez no seu site, a tecnologia pode colher seus dados de navegação e prever suas necessidades seguintes. No entanto, se você só usar os dados colhidos no seu próprio site, pode achar por exemplo, que um visitante compra apenas meias quando, na verdade, ele compra meias no seu site, mas compra tênis no concorrente.

Para preencher essas lacunas de dados, a recomendação é que você tenha um parceiro que possa ajudar a identificar os compradores que frequentam seu site e entender suas preferências e hábitos de compra. Por exemplo, você sabe se o visitante é membro do seu programa de fidelidade? Sabe se ele frequenta sites de atletismo e artigos esportivos? Com este tipo de informação, da próxima vez que esse consumidor aparecer no seu site procurando meias, você pode recomendar produtos esportivos.

Conseguir uma “visão única do cliente” não é tarefa fácil, mas, felizmente, existem parceiros de dados confiáveis que podem ajudá-lo a saber mais sobre o visitante que você está tentando converter.

Personalização é mais do que apenas entender como os consumidores fazem compras em seu site. Quanto mais você entender sobre seu cliente, mais fácil será recomendar produtos interessantes para ele. A combinação certa de dados próprios e de parceiros junto a tecnologia do seu site pode ajudar a entender as necessidades do seu cliente e, assim, conquistar sua fidelidade.







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