Blog

Quatro dilemas do marketing em utilizar dados de forma eficiente

17 de Abril de 2017


Share

Conheça as maiores dificuldades enfrentadas por profissionais de marketing para utilizar todo potencial das informações.

A cada dia que passa mais dados sobre os indivíduos são disponibilizados por uma variedade de fontes. Também, diariamente, empresas batalham para capturar, integrar e entender como tornar essas informações relevantes e úteis para seu negócio. Está claro que a sua utilização pode ser muito poderosa. No entanto, ela também pode ser inexpressiva se as organizações não tiverem recursos ou know-how para aproveitar seu potencial. Confira os grandes desafios que as empresas enfrentam para utilizar e rentabilizar os dados que têm à disposição.

1 – Obsessão pela tecnologia
Integrar a tecnologia para automatizar, orquestrar e gerenciar interações entre clientes em vários canais tem sido uma prioridade para profissionais de marketing nos últimos anos. O desafio é não se deixar seduzir apenas pelas últimas tecnologias e prestar mais atenção no que de fato importa – a necessidade dos consumidores e a experiência que a marca pretende oferecer a eles.

2 – Construção de equipes
Com a evolução da tecnologia e o surgimento de novos canais, muitos departamentos de marketing têm construído equipes específicas para e-mail, social, mobile etc. Essa divisão, no entanto, impede que os dados sejam compartilhados e que as experiências sejam integradas, tornando impossível identificar o que de fato está gerando a conversão dos clientes. O desafio aqui é construir equipes em torno de experiências – e não de canais – para que o cliente receba uma comunicação consistente e personalizada, independentemente do meio escolhido para interagir com a marca.

3 – Alcançar a precisão
Segundo a Pesquisa Global de Qualidade de dados de 2017, 76% dos entrevistados veem os dados como parte integrante de suas estratégias de negócios. É preciso lembrar, no entanto, que dados incorretos têm um enorme potencial de perda de receita, especialmente quando fazem as empresas enviarem mensagens irrelevantes que saturam seus clientes. Manter a qualidade dos dados é, então, o terceiro desafio desta lista.

4 – Alto volume de informações
O último desafio para os profissionais de marketing é o gerenciamento do alto volume de dados gerados para impulsionar o crescimento das empresas. Hoje, podemos saber tudo sobre o local em que as pessoas vivem, o que elas compram e os meios de comunicação que utilizam. Porém, apenas em formato de planilha, esse enorme volume de informação não tem sentido. A qualidade desses dados e a análise são fatores chaves que permitem que profissionais de marketing enxerguem oportunidades no perfil de seus clientes e transformem dados em insights.







Anterior